top of page

Cenografia ?

Entendemos a cenografia como prática artística que, pela sua herança das práticas de palco (stagecrafts) se afirma como uma arte de criação coletiva, material e socialmente implicada.

As abordagens contemporâneas colocam a cenografia e uma boa parte da sua expressão num campo híbrido e interdisciplinar que, de uma forma positiva alarga o seu campo de trabalho e reflexão, atraindo novos pensadores para as questões da espacialidade nas artes. Sabendo do valor desta abertura, não podemos ficar indiferentes ao interesse que alguns assuntos têm tido entre a comunidade académica. Por outro lado, percebemos que a abrangência e expansão do campo de discussão também nos coloca numa zona cinzenta de dispersão de referências, principalmente do ponto de vista das metodologias e das práticas artísticas.

O que nos norteia não é a defesa da práxis como contraponto às propostas desenvolvidas, antes a procura de uma noção de equilíbrio, assumindo o interesse de uma Practice based or led research, que nos situe e nos ajude a enfrentar o futuro sem reservas e preconceitos, mas também sem fronteiras, valorizando o campo frutuoso de debate no qual participamos hoje.

As técnicas cenográficas são seculares e as suas raízes estão nos primórdios na nossa civilização. No entanto, entendemos que a cenografia do século XXI advém da liberdade experimentada pelos movimentos modernistas das vanguardas, os quais retiraram o cenário da esfera da decoração e permitiram que se afirmasse enquanto expressão artística.

A cenografia é uma disciplina que por força da sua relação com a as demais artes deve olhar para aspetos de Contexto, lugar e situação, sensível às questões sociais, políticas, antropológicas, geográficas e artísticas, defendendo a sua relação com as visualidades, mas acima de tudo com a fisicalidade e a estética dos espaços.

Consentâneo com este sentir contemporâneo entendemos possível a formulação de áreas de investigação numa cenografia socialmente implicada, consciente do seu lugar nas práticas artísticas do século XXI, assumindo um papel decisivo em processos de criação coletiva, consciente da sua implicação social e material.

Este grupo pretende reunir pesquisas, fomentar o encontro e ampliar as reflexões específicas dos campos da visualidade, espacialidade, arquitetura, materialidade, sonoridades e tecnologias da cena. Para além de uma perspetiva dos modos de produção de um espetáculo, pretendemos alimentar a discussão acadêmica especializada desse campo vasto de conhecimento.

Valorizamos a relação que ambos os investigadores têm com o Laboratório Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana - Unirio, com interesses comuns em campos de pesquisa como o Teatro Comunitário ou a Arquitetura Teatral, aspetos que entendemos serem potenciadores de novos e mais fortes encontros.

bottom of page